(011) 4427-5470      contato@cliniqdermatologia.com.br    |   

O que é fotoenvelhecimento? É possível preveni-lo?

O sol é um dos maiores vilões da pele. A radiação ultravioleta oriunda dos raios solares é responsável por causar manchas, flacidez, ressecamento, rugas, queimaduras e câncer de pele, fenômeno que chamamos de fotoenvelhecimento.

Cerca de 80% da exposição solar de uma pessoa ocorre antes dos 18 anos de idade. Porém, é raro ver alguma alteração na pele nessa idade. Isso porque o efeito do sol é cumulativo, ou seja, vai se acumulando ao longo dos anos de exposição solar até que, quando adulta, a pessoa começa a manifestar as consequências – o surgimento das manchas, aumento do índice de câncer de pele, o envelhecimento precoce da pele, entre outros.

A boa notícia é que é possível prevenir o fotoenvelhecimento através do uso de protetores solares e outros acessórios – como roupas, óculos e chapéus – que contenham proteção UV. É preciso reforçar que o uso do filtro solar não deve acontecer somente em dias de praia ou piscina, mas em qualquer momento de exposição à luz do dia, mesmo que esteja nublado.

O produto ideal deve ter fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, e deve ser aplicado no mínimo 30 minutos antes de sair de casa. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou ao ter contato com a água (inclusive com o suor).

Apesar de causar danos à pele, o sol também traz benefícios para o organismo, sendo um importante aliado na síntese do cálcio nos ossos, na produção de vitamina D e na regulação do humor. O recomendado é passar cerca de 20 minutos por dia no sol para obter esses benefícios, mas, para não colocar a pele em risco, prefira os horários antes das 10h ou depois das 16h, que é quando os índices dos raios ultravioleta estão menores.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!